sexta-feira, 20 de setembro de 2013

ENCONTRO - Ciências Biológicas

                                           ENCONTRO - Ciências Biológicas

Todas as profissões da saúde partem dos conhecimentos da biologia. O conteúdo da biologia, da educação física e da química são imprescindíveis para todas as profissões da saúde, dão base à todas elas. Partindo da biologia, uma ciência mais ampla, há um movimento de especialização que desemboca nas profissões, em suas funções e conhecimentos
Há uma integração entre todas as ciências da saúde. Ao mesmo tempo em que o conhecimento teórico da biologia serve de base à atuação prática das diversas profissões, as práticas das demais profissões geram conhecimentos que colaboram com desenvolvimento da ciência biológica.
Para a atuação prática na saúde, os profissionais trabalham em conjunto, numa perspectiva multiprofissional e interdisciplinar, como previsto no programa do SUS (Sistema Único de Saúde). Para que os profissionais possam dialogar, é importante que o profissional de cada área tenha um conhecimento geral, fundamentado nos conhecimentos biológicos, que o permita compreender o foco do outro profissional.

- A seguir, apresentaremos brevemente algumas das profissões da saúde. Procurem perceber as relações entre as diversas profissões:

PROFISSIONAIS DA SAÚDE

1) Biólogo:
- É o profissional que estuda todas as formas de vida, como a flora, a fauna, incluindo também os seres humanos. O biólogo pesquisa a origem, a evolução, a estrutura e o funcionamento dos seres vivos. Analisa as relações entre os diversos seres e o meio ambiente.
- O biólogo pode trabalhar nas diversas áreas de pesquisas em universidades, indústrias farmacêuticas, zoológicos e institutos de pesquisas. Pode também atuar com prestação de serviços de assessoria na área ambiental de empresas. Pode ser professor no Ensino Médio ou universitário. Há também campo de trabalho em laboratórios de análises clínicas, parques florestais e museus voltados para a área de Biologia.

2) Educador físico:
- É o profissional que promove a saúde e a capacidade física por meio da prática de exercícios e atividades corporais.
- O Educador Físico organiza, executa e supervisiona programas de atividades físicas para pessoas ou grupos
- Prepara crianças e adultos para as inúmeras modalidades de esporte e auxilia no tratamento de portadores de deficiência, aplicando exercícios específicos para esse público.
- Pode trabalhar em escolas, clubes e academias de ginástica, ou prestar atendimento individual, como personal trainer.

3) Médico:
- É o profissional que investiga as doenças humanas, procurando sua prevenção e cura, e escolhendo os melhores procedimentos para preveni-las.
- Para isso, tem de estar sempre bem informados a respeito das drogas/medicamentos e equipamentos que proporcionem aos pacientes os diagnósticos e os tratamentos mais eficientes.
- Faz parte de suas atividades a elaboração de diagnósticos, solicitação de exames, prescrição de medicamentos e realização de cirurgias.
- Pode participar também de programas de prevenção e de planejamento da saúde coletiva.
- Podem trabalhar em hospitais, clínicas, postos de saúde e empresas.

4) Nutricionista:
- É o profissional que investiga e controla a relação do homem com o alimento, visando a promoção da saúde.
- O nutricionista planeja, administra e coordena programas de alimentação e nutrição.
- Pode trabalhar em empresas, escolas, hospitais, hotéis, restaurantes comerciais, spas e asilos.
- Orienta e prescreve dietas individuais ou de grupo específicos, como por exemplo, diabéticos, gestantes, hipertensos, obesos, pacientes de doenças renais, hepáticas e outros, cujo tratamento exija acompanhamento alimentar específico.

5) Dentista:
- É o profissional voltado ao estudo e tratamento dos dentes, da boca e dos ossos da face.
- O dentista cuida da saúde e da estética da boca. Restaura, extrai e limpa dentes, projeta e instala próteses e realiza cirurgias. Também atua na prevenção e cura de doenças da gengiva, da bochecha e da língua.
- Existem diversas especialidades, como a periodontia (tratamento da gengiva) e a dentística restauradora, voltada para as características anatômicas, funcionais e estéticas dos dentes.

6) Fonoaudiólogo:
- É o profissional que se ocupa da voz, da audição, da motricidade oral, da leitura e da escrita, realizando prevenção, diagnóstico, habilitação e reabilitação destes.
- Auxilia profissionais que utilizam a voz, como cantores e atores.
- Pode trabalhar em clínicas, consultórios, escolas, hospitais e emissoras de televisão.
- Pode atuar em parceria com fisioterapeutas, otorrinolaringologistas, neurologistas e psicólogos. Com dentistas, trata de males que podem causar ou agravar problemas ortodônticos, como vícios de mastigação e deglutição.

7) Farmacêutico:
- É o profissional que estuda a composição e produção de medicamentos, cosméticos e alimentos industrializados.
- Pesquisa e prepara medicamentos, cosméticos e produtos de higiene pessoal, examina e testa substâncias e princípios ativos e observa as reações provocadas no organismo.
- Registra novas drogas, distribui e comercializa os produtos e verifica se chegam ao consumidor dentro das normas sanitárias.
- Em laboratórios de análises clínicas, pesquisa, registra e realiza exames clinico laboratoriais e toxicológicos para auxílio do diagnóstico e acompanhamento de doenças.
- Em farmácias, distribui medicamentos e prepara fórmulas manipuladas de acordo com a necessidade da pessoa. 

8) Enfermeiro:
- É o profissional que atua na proteção, na promoção e na recuperação da saúde, bem como na prevenção de doenças.
- É responsável desde a higiene e a alimentação do paciente até a administração de remédios e a prescrição de curativos.
- Ele coleta os dados sobre o estado de saúde do paciente por meio de exames físicos e entrevistas e faz o diagnóstico de enfermagem para estabelecer os procedimentos a serem seguidos.
- Em hospitais, é indispensável em todos os setores, da UTI à psiquiatria, porém não se limita ao trabalho em hospitais e clínicas. Um campo importante é o da saúde coletiva, na qual o profissional atua também realizando trabalhos educativos na comunidade.

Técnico / Auxiliar de Enfermagem
- Há também auxiliares e técnicos em enfermagem que são formados em curso técnico com duração de aproximadamente dois anos.
- Em termos de hierarquia de funções, tem-se em primeiro lugar o enfermeiro, depois o técnico de enfermagem e depois o auxiliar de enfermagem
- Cabe ao técnico e ao auxiliar de enfermagem assistir o enfermeiro nas suas diversas atividades, preparar o paciente para consultas, exames e tratamentos, ministrar medicamentos, aplicar e conservar vacinas e fazer curativos; colher material para exames laboratoriais; realizar testes para subsídio de diagnóstico; instrumentar; efetuar o controle de pacientes e de comunicantes em doenças transmissíveis; prestar cuidados de enfermagem pré e pós-operatórios.

9) Biomédico:
- É o profissional que pesquisa sobre as doenças humanas, suas causas e os meios de tratá-las.
- Identifica, classifica e estuda os microrganismos causadores de enfermidades e procura medicamentos e vacinas para combatê-las.
- Faz exames e interpreta os resultados de análises clínicas e análises bromatológicas (estudo dos alimentos).
- Esse profissional trabalha em hospitais, laboratórios e órgãos públicos de saúde, fazendo pesquisas e testes.

Diferença entre médico e biomédico
- As diferenças entre a biomedicina e a medicina começam no foco: enquanto o curso de medicina prepara os profissionais com um foco prático na cura direta das doenças e restauração da saúde atuando principalmente em hospitais, o curso de biomedicina prepara os profissionais para um foco de estudo, investigação e pesquisa das doenças atuando principalmente em laboratórios.
- Do ponto de vista da cura das doenças, podem ser vistas como profissões complementares: o médico utiliza os resultados laboratoriais obtidos pelo biomédico em seus diagnósticos, enquanto o biomédico utiliza em suas pesquisas dados práticos obtidos pelos médicos.

10) Psicólogo:
- É o profissional que estuda os fenômenos psíquicos e o comportamento do ser humano.
- O psicólogo diagnostica e previne doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Ele observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos psíquicos do paciente e procura ajudá-lo a identificar os problemas e a rever comportamentos. Atua, ainda, na promoção da saúde mental.
- Existem três grandes áreas de atuação do psicólogo: saúde, educação e trabalho. Na área da saúde, pode atuar em clínicas particulares, hospitais, UBSs, CAPs e nas mais variadas instituições de saúde. Na educação, atua em escolas, universidades ou instituições de educação especial. Na área organizacional, atua em empresas.
- Pode trabalhar também na elaboração de estratégias psicossociais para ONGs, abrigos comunitários e centros socioeducativos.

11) Tecnólogo em Radiologia (graduação) / Técnico em Radiologia:
- Esses profissionais operam equipamentos de diagnóstico por imagem, que produzem radiografias convencionais ou digitais.
- Essas imagens ajudam a identificar alterações e patologias em órgãos internos do corpo humano.
- Sua atuação se estende a hospitais, clínicas, laboratórios de radiologia, centro de pesquisas técnicas e científicas, aeroportos, ao ensino no setor de radiologia e a empresas de comercialização e de assistência técnica de máquinas de radiologia.

Diferença entre tecnólogo e técnico em radiologia:
- O curso técnico oferece uma formação voltada ao âmbito operacional, ou seja, à organização de ambientes e sua preparação para a realização de exames.
- O curso de nível superior permite que o aluno tenha uma formação voltada para as mudanças tecnológicas, que são constantes neste meio. O tecnólogo pode trabalhar com gestão, apoio no diagnóstico de exames e tem uma atuação maior no ponto de vista científico.

12) Esteticista:
- O profissional de estética é um especialista nos cuidados com o corpo, rosto e cabelo, visando à manutenção da saúde, da beleza e do bem-estar.
- A partir dos conhecimentos da anatomia humana, realiza massagens, como drenagem linfática e modeladora, a fim de amenizar celulite, gordura localizada e outros problemas que afetam o contorno corporal.
- Podem apontar os problemas de pele e encaminhar o paciente para o dermatologista.
- No consultório, bacharel e tecnólogo atuam em parceria com o dermatologista ou o cirurgião plástico, tanto em tratamentos preventivos quanto no acompanhamento pós-cirúrgico.
- Pode atuar em salões de beleza, spas, hotéis, centros de estética, consultórios de dermatologia, clínicas médicas, dentre outros.

13) Fisioterapeuta:
- É o profissional que utiliza um conjunto de técnicas para o tratamento e prevenção de doenças e lesões.
- O fisioterapeuta previne, diagnostica e trata disfunções do organismo humano causadas por acidentes, má-formação genética ou vício de postura.
- Usam métodos como massagem, ginástica, tratamentos à base de água, calor, frio, com a finalidade de restaurar e desenvolver a capacidade física e funcional do paciente.
- Atuam na recuperação de pacientes acidentados e portadores de distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios.
- Trabalham com idosos, gestantes, crianças e portadores de deficiência física ou mental.

14) Assistente Social
- É o profissional que planeja e a executa políticas públicas e programas sociais voltados para o desenvolvimento coletivo e para a integração do indivíduo na sociedade.
- O assistente social trabalha com a questão da exclusão social, acompanhando, analisando e propondo ações para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos.
- Cria intervenções de alimentação, saúde, educação e recreação e implanta projetos assistenciais.
- Em penitenciárias e abrigos de menores, propõe ações e desenvolve a capacitação para a reintegração dos marginalizados.

Relação entre as profissões
EXEMPLO: Para quais profissionais vocês encaminhariam uma pessoa com problema de obesidade?
R: médico, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, educador físico, esteticista, farmacêutico.

- Esse exemplo demonstra que para tratar qualquer problema de saúde, é preciso ter um olhar integral para o ser humano, ou seja, considerá-lo em suas dimensões física, psicológica e social. Por isso a importância de cada profissional.

- O SUS trabalha numa perspectiva de promoção da saúde. Quais profissionais promovem saúde? Educador físico, nutricionista? No entanto, o que temos nas equipes multiprofissionais do SUS?

- De acordo com o Ministério da Saúde, a equipe multiprofissional prevista pelo SUS, para o PSF (Programa de Saúde da Família), é composta de, no mínimo, um médico, um enfermeiro, um auxiliar ou técnico de enfermagem e ACS (Agente Comunitário de Saúde).

- Essa equipe mínima é suficiente para dar conta da promoção de saúde? Na prática, será que a equipe é formada com o mínimo de profissionais exigidos por lei ou será que outros profissionais são incluidos?

- Será que o SUS tem uma estrutura, um funcionamento que, de fato, viabilizem a promoção da saúde?


Vídeos sobre o Programa Mais Médicos:





Nenhum comentário:

Postar um comentário