quinta-feira, 15 de setembro de 2011

BIOTECNOLOGIA

Biotecnologia

Tecnológico

Fonte: Guia do Estudante


É a aplicação de conhecimentos químicos e biológicos e de novas tecnologias nas áreas da saúde, de alimentos, química e ambiental. O profissional de Biotecnologia é multidisciplinar, pois entende tanto de biologia quanto de química, física, estatística e informática. Em laboratório, ele estuda o melhoramento genético, a criação e o gerenciamento de novos produtos, que podem ser medicamentos, ingredientes para alimentos industriais ou até mesmo uma planta. Na área da microbiologia, estuda fungos, bactérias, vírus e protozoários e as moléstias que eles causam em plantas e no organismo do homem e de animais, além de pesquisar métodos de utilização desses microrganismos na produção de alimentos e bebidas, como laticínios, cerveja e vinho. O especialista em imunologia emprega os microrganismos na produção de vacinas e medicamentos. Em indústrias alimentícias e farmacêuticas, cuida do controle do crescimento microbiano e da segurança e higiene no ambiente de trabalho, assim como controla a qualidade do produto final. Também atua em órgãos de controle ambiental, na avaliação e prevenção da contaminação da água e do solo. Com formação específica, trabalha como engenheiro, projetando, construindo e operando equipamentos que reproduzem, em escala industrial, processos que envolvam células vivas, empregados na fabricação de medicamentos, cosméticos, alimentos ou química em geral.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE FAZER UM BACHARELADO E UM TECNOLÓGICO?
A graduação tecnológica forma especialistas em gestão e processos biotecnológicos. O bacharelado propõe formação abrangente para que o profissional possa exercer atividades em todas as áreas da biotecnologia, como o desenvolvimento de tecnologias e aperfeiçoamento dos processos biológicos, bem como se especializar em algum setor de sua preferência, como agrícola ou ambiental. A formação específica em engenharia permite ao egresso do curso atuar efetivamente na área industrial. Tecnólogo e bacharel costumam trabalhar nos mesmos projetos, lado a lado.

O mercado de trabalho
A demanda por bacharéis e tecnólogos deve continuar crescendo. De acordo com estimativas da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a população mundial chegará a 9 bilhões até 2050. É preciso, segundo a entidade, aumentar a produção de alimentos em 70% para dar conta de tanta gente. E, para isso, aposta que somente com técnicas de biotecnologia será possível chegar a esse patamar de produção. "A biotecnologia tem sido considerada uma área prioritária de investimento do governo federal e de empresas privadas. Algumas, como a Monsanto, que trazia mão de obra de outros países, já começa a contratar brasileiros para o setor de pesquisa", explica Flávio Henrique Silva, coordenador do bacharelado em Biotecnologia da UFSCar, em São Paulo. Além do setor de alimentos, os mais aquecidos são os de biocombustíveis (bioetanol e biodiesel), medicamentos (vacinas e hemoderivados), melhoramento genético animal (bovino, caprino e ovino), meio ambiente e conservação de espécies (biorremediação, controle de poluentes e bioindicadores). Outra área que desponta no Brasil é a de cosméticos. A região amazônica já colhe bons frutos como polo produtor de cosméticos graças à biodiversidade local, que permite a obtenção de extratos de frutos e raízes. "A indústria cosmética tem absorvido todos os nossos egressos e ainda precisa de mais profissionais", relata Sônia Maria da Silva Carvalho, coordenadora do curso tecnológico em Biotecnologia da Ufam. As regiões Sul e Sudeste ainda concentram as melhores ofertas de trabalho, com destaque para São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Norte e Nordeste, no entanto, não ficam muito atrás, porque a biodiversidade animal e vegetal também gera oportunidades na indústria farmacêutica. As universidades têm aberto concurso para professores nos cursos de Biotecnologia. Nesse caso, é preciso ter doutorado. Os pós-graduados também encontram vagas em institutos de pesquisa em todo o país. 

Salário inicial: R$ 1.800,00 (fonte: prof. Marcos Luiz Pessati, da Univali).

O curso
Há poucas escolas que oferecem o curso tecnológico no país. Além das matérias clássicas da área de biológicas, como biologia, biofísica e bioquímica, e de exatas (matemática e estatística), o aluno tem contato com técnicas modernas de clonagem, melhoramento genético, cultura de tecidos e análise de genomas. Estuda ainda biossegurança, engenharia bioquímica, bioinformática, controle de qualidade e gestão de negócios e mercadológica em biotecnologia. É preciso apresentar um trabalho de conclusão de curso e cumprir carga horária em estágios. 
Duração média: três anos.

O que você pode fazer

Meio ambiente: Estudar processos biotecnológicos para a recuperação de solos e o aprimoramento da agricultura. Pesquisar a poluição e a contaminação do ar, da água e do solo por microrganismos.

Alimentos e bebidas: Acompanhar a produção de alimentos e bebidas que levem microrganismos em sua composição, como queijos e cervejas.

Saúde: Pesquisar o uso de microrganismos na produção de medicamentos e vacinas. Identificar micróbios causadores de doenças em laboratórios de análises clínicas e institutos de pesquisa. Atuar na prevenção, no controle e no combate a infecções hospitalares.

Agronegócios: Aprimorar técnicas de combate a pragas e doenças nas lavouras e nos rebanhos.


Curso Técnico de Biotecnologia - SENAI MARINGÁ


PERFIL
Forma profissionais capazes de executar atividades laboratoriais e industriais relacionadas à biotecnologia animal e vegetal. O profissional será capaz de atuar na produção de vacinas, diluentes e kits de diagnóstico. Também poderá colaborar com atividades de perícia criminal e investigação genética, bem como participar de pesquisas para o melhoramento genético em processos industriais biológicos, colaborar com a investigação e a implantação de novas tecnologias relacionadas à biotecnologia animal e vegetal, em especial aquelas que envolvam conhecimentos químicos e biomédicos.


O Técnico em Biotecnologia é o profissional capaz de atuar no planejamento, desenvolvimento, coordenação, supervisão e orientação às ações próprias do setor de fabricação e transformação Bio-Industrial. Está preparado para buscar inovações no desenvolvimento de novos produtos, processos e/ou serviços e de novas tecnologias, bem como contribuir para a consecução de procedimentos e implantação do Programa de Biossegurança e de Boas Práticas de Fabricação, visando ao atendimento da legislação pertinente. Poderá atuar em Usinas de álcool, biodiesel, produção de fármacos, enzimas, bebidas fermentadas, estações de tratamento de efluentes, entre outras.

DISCIPLINAS
Administração Industrial
Biocombustíveis - Fundamentos e Tecnologia de Produção
Biologia Molecular I
Biologia Molecular II
Biossegurança e Controle da Qualidade em Biotecnologia
Biotecnologia na Indústria de Alimentos e Bebidas
Estatística e Planejamento Experimental
Esterilização de Equipamentos, Meios e Ar
Físico-Química
Informática Básica
Instrumentação e Controle em Bioprocessos
Introdução à Bioquímica
Introdução à Biotecnologia e Bioprocessos Industriais
Introdução à Genética
Matemática
Microbiologia Geral
Processos Fermentativos Industriais - Fundamentos e Aplicações
Processos de Separação e Purificação de Biomoléculas
Projetos na Indústria de Biotecnologia
Química Geral
Química Orgânica
Tecnologia Enzimática
Tecnologia Imunológica - Fundamentos e Aplicações
Termodinâmica

PRÉ-REQUISITO
Estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio.

CARGA HORÁRIA
1440 horas






Curso de Tecnologia em Biotecnologia – UEM

Neste link você encontra: Histórico do curso/ Perfil do profissional a ser formado; Competências e Habilidades; Seriação, conteúdo e objetivos das disciplinas.

TURNO:  Noturno      HABILITAÇÃO:  Tecnologia
GRAU ACADÊMICO:  Tecnólogo em Biotecnologia
PRAZO PARA CONCLUSÃO:  Mínimo = 3 anos        Máximo = 6 anos

Estatísticas do Vestibular de Inverno 2011

CURSOS
Vagas
Candidato/
Vaga
(concor-
rência)
Escore final do primeiro candidato aprovado no limite das vagas
Escore final do último candidato aprovado no limite das vagas
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Tecnologia em Biotecnologia (Noturno-Maringá)
10
2
13,2
15,5
387,3
267,4
283,0
253,3






Nenhum comentário:

Postar um comentário