quinta-feira, 8 de setembro de 2011

MODA

Moda

Fonte: Guia do Estudante


É a arte de criar e comercializar peças de vestuário e acessórios, seguindo estilos e tendências. O profissional de moda desenha roupas e produtos, como joias, cintos e calçados, e define estilos e modelagens. Analisa tendências de comportamento para desenvolver coleções adaptadas ao gosto do público-alvo e promove a comercialização dos artigos. Responsabilizase pela aquisição de matérias-primas e desenha estampas nas indústrias têxteis ou modelos nas confecções. Como gestor, pode pesquisar o mercado consumidor, estabelecer estratégias de marketing para campanhas de lançamento de produtos e cuidar da promoção de vendas. Está habilitado também a trabalhar no departamento de compras de grandes magazines. Pode, ainda, prestar assessoria de moda para pessoas ou para grandes lojas. Neste caso, define a disposição dos produtos nas vitrines e escolhe as coleções a serem compradas.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE FAZER UM BACHARELADO E UM TECNOLÓGICO?
Antes de escolher um dos dois, é preciso definir em qual área da moda você pretende atuar. Isso porque tanto o bacharelado quanto o tecnológico oferecem carreiras voltadas para estilismo, modelagem, negócios e produção. A diferença entre os cursos é que o primeiro tem boa parte de fundamentos teóricos em moda, enquanto o segundo é focado em disciplinas das áreas mais práticas - como criação de tecidos, roupas, moldes, corte e costura e acompanhamento da produção de modelista - e do setor de negócios (estratégias para empresas).

O mercado de trabalho
A indústria da moda continua crescendo e busca tanto bacharéis como tecnólogos para atender às mais diversas etapas da cadeia produtiva. "O mercado é imenso, começa na plantação do algodão até a repercussão da mídia depois dos desfiles", explica Adriana Job Ferreira Conte, coordenadora do curso tecnológico da UCS, em Caxias do Sul (RS). As modas masculina, infantil, esportiva, praia e de lingerie são as mais carentes desse profissional. "A moda feminina é mais saturada", diz Raquel Valente Fulchiron, coordenadora do bacharelado na Fasm. O estilismo ainda oferece oportunidades para a concepção de coleção de roupas, calçados e acessórios e para o desenvolvimento de produtos nas indústrias de matérias-primas, além da supervisão da produção, criação de estampas e costuras. Outro campo crescente é o da consultoria em tendências de moda para objetos de consumo, também chamados de "bens vestíveis", como celulares e players (MP4, por exemplo). O planejamento e o gerenciamento de marcas com base em pesquisas de comportamento e consumo, a criação de tendências e a gestão de materiais também são setores fortes. Aumenta a demanda pelos consultores de moda para orientar pessoas a se apresentar em diferentes situações, assim como é boa a procura dos profissionais mais reconhecidos para atendimento pessoal a artistas e personalidades. Além disso, há campo na área educacional, nas faculdades de moda. Mas para dar aulas no ensino superior é preciso ter pós-graduação. São Paulo possui o maior número de ofertas de trabalho, e uma concorrência mais acirrada devido ao número de cursos de Moda oferecidos. Há também vagas no interior do estado. Na Região Sul, empresas de calçado costumam contratar os egressos, e há demanda para o trabalho nas malharias. Crescem oportunidades na indústria têxtil nordestina.
Salário inicial: a partir de R$ 2.000,00 (fonte: profa. Eliana Gonçalves, da Udesc).

O curso
O currículo do bacharelado varia conforme as habilitações oferecidas pela escola, mas, geralmente, possui disciplinas como história da arte, cultura da moda e criação, desenho e estilismo. Os cursos com ênfase em design e modelagem propõem como trabalho de conclusão a criação ou o desenvolvimento de uma coleção de moda. Já aqueles focados em negócios e gestão de moda exigem dos formandos a elaboração de um plano de negócios com ações para o fortalecimento de marcas e a comercialização dos produtos. 
Duração média: quatro anos. 

O que você pode fazer

Consultoria: Trabalhar como personal stylist, ajudando os clientes a combinar roupas, cores e estilos.

Coordenação: Gerenciar a compra de coleções de roupas para lojas e magazines. Coordenar as equipes de estilos tanto em indústrias e confecções como em magazines e orientá-las para as tendências da moda.

Design/Estilismo: Criar roupas (estilismo), joias, bijuterias, calçados e bolsas (design de acessórios) ou desenhar estampas e padrões e elaborar novos tecidos para tecelagens (design têxtil).

Fotografia: Acompanhar a produção de fotos de moda para revistas, catálogos, exposições e anúncios.

Gerenciamento: Desenvolver produtos e supervisionar a compra de materiais para sua produção e comercialização.

Modelagem: Transpor para moldes os desenhos dos estilistas, desenvolvendo modelos-piloto para orientar a produção.

Negócios: Atuar como gestor na cadeia de produção, distribuição, divulgação e comercialização da moda e desenvolver estratégias de negócios e marketing.

Produção: Fazer desfiles, catálogos, editoriais de revistas e organizar campanhas publicitárias.


Curso de Moda – UEM

Neste link você encontra: Objetivo/ Perfil do profissional a ser formado; Histórico do curso; Especificidades do curso/ Campo de atuação; Seriação, conteúdo e objetivos das disciplinas.

CAMPUS: Cianorte
TURNO: Noturno
HABILITAÇÃO: Bacharelado em Moda - habilitação em modelagem e desenvolvimento de produto
GRAU ACADÊMICO: Bacharel em Moda
PRAZO PARA CONCLUSÃO:  Mínimo = 4 anos        Máximo = 7 ano

Estatísticas do Vestibular de Inverno 2011


CURSOS
Vagas
Candidato/
Vaga
(concor-
rência)
Escore final do primeiro candidato aprovado no limite das vagas
Escore final do último candidato aprovado no limite das vagas
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Moda (Noturno-Cianorte)
13
3
17,8
13,0
363,8
211,4
256,7
206,6

Nenhum comentário:

Postar um comentário