quinta-feira, 8 de setembro de 2011

EDUCAÇÃO FÍSICA

Educação Física

Fonte: Guia do Estudante


É a promoção da saúde e da capacidade física por meio da prática de exercícios e atividades corporais. O bacharel ou licenciado em Educação Física organiza, executa e supervisiona programas de atividades físicas para pessoas ou grupos. Prepara crianças e adultos para as inúmeras modalidades de esporte. Auxilia no tratamento de portadores de defi- ciência, aplicando exercícios especiais. Pode trabalhar com grupos, em escolas, clubes e academias de ginástica, ou prestar atendimento individual, como personal trainer. É possível, ainda, atuar sozinho ou participar de equipes multiprofissionais com médicos, psicólogos e fonoaudiólogos. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no respectivo conselho (Confef/Crefs). Para lecionar é necessário o diploma de licenciatura. Além de trabalhar na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos como livros, textos, vídeos, ambientes virtuais de aprendizagem.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE?
Quem se forma em Educação Física terá matérias mais ligadas às áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, preparando-se para uma atuação diretamente ligada ao ensino e à aplicação de atividades físicas para pessoas ou grupos, seja em ambientes escolares, seja em academias e centros esportivos. Já o bacharel em Esporte atua, basicamente, como técnico ou preparador físico de atletas ou de equipes nas modalidades esportivas. Em geral, esses profissionais disputam as mesmas vagas no mercado de trabalho.

O mercado de trabalho
Com a preocupação cada vez maior dos brasileiros em relação ao corpo e à saúde, o mercado de trabalho está em alta. Por esse motivo, ainda tende a crescer o número de frequentadores de academias de ginástica, umas das principais empregadoras dos bacharéis dessa área. Existem no país pouco mais de 17.400 academias registradas e 230 mil profissionais de Educação Física, segundo o Conselho Federal de Educação Física (Confef). É possível também trabalhar como personal trainer, oferecendo treinamento individual. Embora ainda de maneira inicial, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família - que dão suporte ao time do Programa Saúde da Família (PSF), do governo federal - incluem esse profissional em suas equipes. Pode-se ingressar na carreira por meio de empresas, como Coca-Cola, Furnas e Pão de Açúcar, que promovem projetos de atividade física para seus funcionários. Clínicas e hospitais também estão em busca desses especialistas para alocá-los em projetos de manutenção do condicionamento físico dos pacientes. "O panorama hoje é muito mais amplo para o formado. Há alguns anos, ele só tinha como opção ser professor. Hoje pode escolher outras áreas, como as empresas de marketing esportivo e de equipamentos e moda esportiva, no teste de produtos, como tênis, bolas e outros", explica Wilson do Carmo Junior, coordenador do curso da Unesp de Rio Claro. Mas ainda é na área de ensino (Fundamental e Médio) que mais se concentram as oportunidades de trabalho formal. Para isso, é obrigatório fazer licenciatura. Como as grandes e médias cidades comportam as maiores escolas e academias, elas apresentam mais chances de trabalho. Existe, também, um aumento na procura do educador físico para atuar em recreação e estilos de vida saudáveis em estâncias, hotéis e academias de cidades menores. O turismo de aventura, segmento que cresce no país, abre mais oportunidades para o educador físico na coordenação e organização de práticas de esportes na natureza, como rapel, escalada, trekking e outros. 
Salário inicial: R$ 1.380,00 (São Paulo-SP); R$ 1.180,00 (demais municípios - SP); fonte: Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Estado de São Paulo.

O curso
Durante o curso, o aluno encontra muitas matérias da área de biológicas, como anatomia, fisiologia e ortopedia. Aprende, ainda, estatística, administração e economia, afora disciplinas específicas, como desenvolvimento motor. Além do estágio obrigatório, algumas escolas exigem uma monografia de conclusão de curso. Para dar aula nos ensinos Fundamental e Médio, é preciso fazer licenciatura. 
Duração média: quatro anos. 

O que você pode fazer

Condicionamento físico: Auxiliar na realização de exercícios individuais como personal trainer e também em clubes, academias de ginástica ou empresas para melhorar as condições de saúde das pessoas.

Ensino: Dar aulas nos ensinos Fundamental e Médio.

Grupos especiais: Instruir e acompanhar idosos, gestantes, adultos e crianças deficientes, cardíacos e doentes em atividades físicas que beneficiem a saúde.

Performance: Orientar indivíduos e equipes nos processos de treinamento e competição nas modalidades esportivas competitivas olímpicas e não olímpicas.

Recreação: Entreter hóspedes, associados e turistas em hotéis, spas, clubes, condomínios e navios.

Terceiro setor: Gerenciar, implementar e desenvolver projetos sociais de inclusão esportiva.

Turismo ecológico: Coordenar atividades ao ar livre, como montanhismo e exploração de cavernas.



Curso de Educação Física – UEM

Neste link você encontra: Objetivo/ Perfil do profissional a ser formado; Histórico do curso; Especificidades do curso/ Campo de atuação; Seriação, conteúdo e objetivos das disciplinas.


TURNOS: Integral    
                 Noturno                                                                
 HABILITAÇÕES: Licenciatura  (integral ou noturno) ou Bacharelado (integral)
GRAU ACADÊMICO: Licenciado ou Bacharel em Educação Física
PRAZOS PARA CONCLUSÃO:  Noturno: Mínimo = 5 anos          Máximo = 8 anos
                                                       Integral:  Mínimo = 4 anos          Máximo = 7 anos

Estatísticas do Vestibular de Inverno 2011


CURSOS
Vagas
Candidato/
Vaga
(concor-
rência)
Escore final do primeiro candidato aprovado no limite das vagas
Escore final do último candidato aprovado no limite das vagas
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Não
Cotista
Cotista
Educação Física-Bacharelado ou Licenciatura
 (Integral-Maringá)
29
7
7,5
5,4
325,8
236,9
246,9
208,2
Educação Física-Licenciatura (Integral-Ivaiporã)
13
3
5,1
4,7
228,7
-
115,1
-
Educação Física-Licenciatura (Noturno-Maringá)
10
2
17,9
27,0
313,0
213,7
236,9
209,9



Nenhum comentário:

Postar um comentário